sexta-feira, 30 de maio de 2014

"O Poder e os Riscos da Ciência"

No âmbito da disciplina de Filosofia, os alunos do 11º F realizaram um trabalho de grupo sobre o tema "O poder e os riscos da ciência".
O produto final está em exposição na biblioteca da Escola.



Obras a ler para a Final Nacional CNL 2013-2014 - 3ª Fase


Obras a ler 
CNL 3ª Fase - Final Nacional
Ensino Secundário:
  • A Queda de um Anjo, Camilo Castelo Branco, Babel/k4 (outras edições)
  • O Terceiro homem, Graham Greene, Casa das Letras (outras edições)

3º ciclo:
  • Mãe, Pearl S. Buck, Texto Editores (outras edições)
  • Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas, Europa América (outras edições)


Podes ler aqui A Queda de um Anjo, 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

CNL 2014

Os fantásticos participantes da Escola Secundária 2,3 Clara de Resende (falta a Mafalda).

E o vencedor do CNL distrito do Porto, que nos representará na final nacional.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Clara Solidária_Agradecimento do CEUF



Carta de agradecimento do frei Sérgio, responsável pela Despensa Social para a qual contribuímos com o Projeto Clara Solidária

Projeto SOBE na Educação Especial

Dia 23 de maio, a Dra. Andresa Piedade, higienista oral do ACES Porto Ocidental, em parceria com a Biblioteca Escolar, dinamizou uma sessão sobre a importância da saúde oral, para os alunos da educação especial da escola Clara de Resende.

Foram ainda distribuídos pelos alunos os Kits do projeto.

Foi uma sessão muito animada e produtiva!

"Ler em Família" na EB João de Deus

Nos dias 15 e 22 de maio, foram 14 as turmas da EB João de Deus, em que alunos e familiares  comemoraram,  com muito entusiasmo, o Dia Internacional da Família.

As atividades foram muito diversificadas. Houve leituras musicadas, dramatizações, sessões de poesia, ilustração de histórias, dança e expressão plástica como sistematização de uma Lenda de Pernambuco, no Brasil,  chamada "O Boi Bumba", contada por uma mãe.

No dia 27 de maio teremos ainda atividades em família na escola para comemorar a referida data.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

5ºA À Conversa sobre a obra de Álvaro Magalhães, na Biblioteca Clara de Resende

Dia 22 de maio, a turma A de 5º ano  esteve com a sua diretora de turma, a professora Laurentina Alegria,  à conversa sobre a obra do escritor Álvaro Magalhães, na Biblioteca da Escola.
Uma tarde muito bem passada!



No ano em que se comemoram os 30 anos de vida literária do Escritor!

Apresentação da Biblioteca Digital Fundação Jorge Álvares e do Livro "Missão Impossível"

Na terça feira, dia 20 de maio, a Biblioteca Clara de Resende teve o prazer de assistir  à apresentação da Biblioteca Digital Fundação Jorge Álvares e do Livro Missão Impossível, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.
Tivemos ainda uma conversa muito simpática com a Dra. Manuela Silva, atual Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares
Uma encontro muito interessante!

Temos agora o livro autografado pelas escritoras

Receberemos em breve 26 exemplares do Livro Missão Impossível para leitura, requisição e trabalho orientado em sala de aula de aula.


quinta-feira, 15 de maio de 2014

15 de maio Dia Internacional da Família

Ler Em Família

  Agrupamento de Escolas Clara de Resende

Agradecemos a todos os pais e encarregados de educação, e foram muitos,  que aceitaram o nosso desafio e vieram Ler, Conversar e Comemorar este dia com os nossos alunos.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Richard Zimler, dia 14 de maio pelas 15:15m, na Escola S2,3 Clara de Resende

Várias das suas obras na Biblioteca para leitura e requisição.
Um encontro FABULOSO!

Vencedores Feira (I)limitada Norteshopping 2014

Shoppers .AE - Escola Secundária Clara de Resende, Porto: A EasyShop consiste numa aplicação que gere e atualiza a sua lista de compras digital. Através da leitura do código de barras presente no produto e cartão de fidelização de supermercados, regista tudo aquilo que comprou e consumiu nessa mesma lista. 




quinta-feira, 8 de maio de 2014

Projeto Sono Escolas Dia 9 de maio pelas 21h

Amanhã pelas 21:00 iremos ter na escola as dinamizadoras do Projeto Sono Escolas, Dra Helena Rebelo Pinto e Dra Teresa Rebelo Pinto.
Uma atividade dinamizada pela Associação de Pais do Agrupamento, em colaboração com a Biblioteca Escolar. Tema de extrema importância, a não perder.

Contamos com a presença de toda a Comunidade Educativa!

Concurso Nacional de Leitura - Fase Distrital

Realizou-se hoje a final do CNL fase distrital. Levamos ao concurso 6 alunos:
três do ensino básico

  • Mafalda
  • Tomás 
  • Sara
Três do ensino Secundário
  • Daniela
  • Francisco
  • José Diogo
Todos os alunos participaram de forma meritória e representaram a nossa escola de forma exemplar. Estão todos de parabéns pela sua postura exemplar e magnifica prestação! Estou muito orgulhosa dos nossos alunos!

Mas, O grande vencedor do Ensino secundário foi o nosso aluno José Diogo que para além de ganhar 250€ em prémios vai representar o distrito do Porto na grande final a realizar-se em junho. Parabéns José Diogo e muita força!
A Câmara Municipal do Porto, através do Pelouro da Cultura, organiza a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura (CNL), cuja promoção e coordenação é da responsabilidade da Direção Geral do Livro Arquivos e Bibliotecas, enquanto parceira do Plano Nacional de Leitura.
O CNL começa, na 1ª fase, em cada escola. A 2ª fase envolve uma Biblioteca Pública Municipal por distrito, e a fase final termina em Lisboa, num programa realizado em direto na RTP. Nesta reta final, estarão presentes os alunos apurados por cada distrito e por cada ciclo de ensino.
No caso do distrito do Porto, é a Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) que organiza este evento, que se irá realizar no dia 8 de maio de 2014 durante todo o dia.
A 8ª edição da Final Distrital do Concurso Nacional de Leitura (CNL) do Porto, conta, este ano, com uma participação recorde - 330 alunos do 3º ciclo do ensino básico e 111 alunos do ensino secundário, de 18 concelhos, de mais de 100 escolas da rede pública e privada.
A final distrital consta de uma prova escrita para todos os alunos, e de uma prova oral, realizada apenas pelos 10 finalistas (5 alunos do 3º ciclo e 5 alunos do ensino secundário) e tendo por base a leitura obrigatória de duas obras selecionadas pela equipa da BMAG. O tema do fantástico foi o escolhido para este ano. Os alunos terão que, obrigatoriamente, ler as seguintes obras, a saber:
3º Ciclo do Ensino Básico:
Caso do beco das sardinheiras - Mário de Carvalho
Viagem ao centro da Terra – Júlio Verne
Ensino Secundário:
O barão – Branquinho da Fonseca
Fahrenheit 451 - Ray Bradbury
O programa é vasto e inclui um jogo inovador chamado: O CNL + forte, um atelier de leitura em voz alta com a atriz Cristina Paiva e dirigido a professores; uma performance teatral dirigida pela psicóloga Lara Morgado para alunos que irão efetuar uma performance com um dos Casos do Beco das Sardinheiras; o visionamento de um filme da obra homónima de Branquinho da Fonseca; a passagem de jogos interativos sobre Júlio Verne; assim como visitas guiadas a exposições como: A poesia está na Rua, na Galeria Municipal Almeida Garrett.
Os principais objetivos do Concurso Nacional de Leitura são a promoção do gosto pela leitura entre os adolescentes, o conhecimento de autores de língua portuguesa e estrangeira, de diversas gerações e estilos literários, num encontro que se tornou de ano para ano uma grande festa do livro, e onde o convívio entre alunos, professores, mediadores da leitura e público em geral se tornou uma realidade - uma grande comunidade intergeracional de leitores!
O Pelouro da Cultura e a Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal do Porto consideram da maior relevância esta iniciativa, não só pela celebração da palavra escrita e oral, pela rede de parceiros envolvidos, mas também pela vivência da cultura, numa enorme comunidade intermunicipal de leitores.
publico alvo: alunos do 3º ciclo e secundário (distrito do Porto)

domingo, 4 de maio de 2014

Semana da Europa de 5 a 9 de maio, na Biblioteca

A Semana da Europa com ementa especial, para assinalar o dia 9 de maio
Atividade dinamizada pelo grupo de geografia, da Biblioteca Escolar com a colaboração da Associação de Pais.

Clever Pants na Fundação Eng. António de Almeida para os alunos da Escola Clara de Resende

Dia 5 de maio 2014, os alunos do 8º, 10º e 11ºanos assistiram a uma peça de teatro, em língua inglesa, na Fundação António de Almeida, levada a cena pela companhia Clever Pants. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de participar na peça!
Atividade  dinamizada pelo grupo de inglês com a colaboração da Biblioteca Escolar, que também assistiu e acompanhou.
Uma forma brilhante de nos divertirmos, aprendermos e colocarmos à prova os nossos conhecimentos de inglês.
Muito Bom!

A Biblioteca no Parque Biológico de Gaia com os 8º anos

No dia 28 de abril, 2ª feira, os alunos das turmas A, B e C do 8ºano foram ao Parque Biológico de Gaia no âmbito da disciplina de Ciências.
Um circuito com mais de 3 km, uma tarde bem passada e no fim um lanche para repor energias.

Feliz dia da Mãe

Um Jardim de Flores
para todas as Mulheres do mundo
que mesmo não sendo Mães
são sempre Mães de alguém.


Isabel Pereira
04/05/2014

sábado, 3 de maio de 2014

4º Concurso Literário D. Duarte Lemos 2013/2014


No âmbito da participação no IV Concurso Literário D. Duarte Lemos 2013/2014, promovido pelo Instituto Duarte Lemos situado na Trofa - concelho de Águeda - as alunas Francisca Pinho e Maria Pimenta da turma D do 7º ano foram premiadas, ficando em terceiro lugar.

Felicitamos estas alunas por terem brilhado com o seu conto "Uma nova vida" que nos faz pensar que basta ter esperança porque a felicidade acontece!

Aqui temos o texto

Clara Solidária